Silvicultura: você sabe o que é?

silvicultura

Silvicultura é a ciência que se ocupa das atividades ligadas a implantação e regeneração de florestas.Visa desta forma o aproveitamento e manutenção racional das florestas, em função do interesse ecológico, científico, econômico e social.

De maneira geral, a Silvicultura se ocupa das atividades ligadas ao cultivo das árvores. Ela tem sido tradicionalmente aplicada como um  dos mais importantes instrumentos para a obtenção de matéria-prima destinada ao atendimento de diversas demandas, que vão do pequeno agricultor à grande indústria de base florestal, estando relacionada à cultura madeireira, e tem se tornado também importante instrumento a contemplar as práticas de reflorestamento destinadas ao atendimento de diversas demandas ecológicas e ambientais.

Esta ciência se dedica ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, aplica esse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas. Portanto, pode-se entender por silvicultura, o ato de criar e desenvolver povoamentos florestais, satisfazendo as necessidades de mercado.


Fonte: FATEC (Capão Bonito)