Como evitar acidentes de trabalho

Acidente de trabalho é um acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que está no local e no tempo de trabalho.

As principais causas dos acidentes de trabalho são a falta de informação, o não seguimento das regras de segurança e o uso inadequado de equipamentos de proteção. Outros fatores que podem contribuir para acidentes são:

  • Ingestão de bebidas alcoolicas;
  • Hipoglicemia (que ocorre quando o trabalhador está, por exemplo, se alimentando de forma errada);
  • Cansaço.

sss

Mas… Como prevenir?

As medidas usadas para evitar acidentes depende de cada empresa e de cada atividade exercida, porém algumas regras são gerais, como por exemplo:

  • O local de trabalho deve ser confortável;
  • Seguir todas as regras de segurança e prestar atenção na realização de atividades perigosas;
  • Organização e limpeza do local de trabalho;
  • O uso de proteção é indispensável;
  • Participação em cursos de prevenção de acidentes que a empresa proporcionar.